quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Kris Five informa: eu voltei!

     Eu não estava em São Paulo no último sábado, mas acompanhei com afinco o retorno de Kris Five às pistas no GP Governador do Estado, prova de Grupo 2 realizada nos 1.600 metros da pista de grama. Pude ver como o defensor do Stud Mendonça provou estar pronto para novos desafios.

     Só consegui falar com o filho de Christine's Outlaw e Kate-Five (Astor Place), criado no Haras Cruz de Pedra, na tarde de quarta-feira, quando o mesmo descansava na cocheira de Estanislau Petrochinski, na Vila Hípica do Hipódromo de Cidade Jardim.


Kris Five reaparecendo e vencendo em São Paulo
CERCA MÓVEL: Tudo bem campeão? Está tinindo?
KRIS FIVE: Acredito que posso responder que está tudo ótimo. Sinto-me muito bem e feliz. Reaparecer vencendo não poderia ter sido presente melhor.

CM: Mas você fez por merecer tal vitória neste reaparecimento?
Vencendo Grupo 1 em junho passado na Gávea
KF: Sim, eu sei disso. Dediquei-me bastante aos treinos, trabalhei duro, mas só meu esforço não adiantaria muita coisa. O carinho e o trabalho de toda equipe do Estanislau Petrochinski, a paciência do meu proprietário Jorge Mendonça, em não permitir que eu voltasse antes do tempo, tudo isso somado ao meu trabalho foram os ingredientes que resultaram na minha conquista. Alias, na nossa conquista.

CM: Você ficou com medo por ter ficado parado tanto tempo, afinal de contas sua última exibição havia sido em junho e na Gávea?
KF: E foi logo quando conquistei a vitória mais importante da minha campanha, meu primeiro Grupo 1, tanto meu quanto do Stud Mendonça, a farda que defendo com muito orgulho. Inclusive foi graças à esta vitória no GP Presidente da República (G1-1600mG) que garanti meu Troféu Mossoró de melhor milheiro da temporada 2016/2017.

Na raia carioca com Estanislau Petrochinski, e os irmãos
Jorge Mendonça e Afonso Mendonça
CM: Então, na temporada atual (2017/2018) você ainda não havia corrido?
KF: É verdade! Estava anotado para competir no festival da Copa dos Criadores em agosto passado, quando correria a Copa ABCPCC Mathias Machline (G1-2000mG), mas senti durante os treinamentos e precisei parar. Não posso negar que estava apreensivo na corrida do último sábado.

CM: Apreensivo por quê? Não estava totalmente curado?
KF: Não por isso. Curado estou sim, como falei antes, Jorge Mendonça jamais permitiria que eu competisse fora de estar 100%, bem como meu treinador Estanislau Petrochisnki. A apreensão é porque eu reaparecia depois de vencer Grupo 1, então a responsabilidade sempre aumenta. No final, tudo deu certo.

CM: Você e a Jeane Alves (joqueta) formaram uma boa parceria?
KF: Jeane está acostumada a fazer meus trabalhos matinais, então achei muito justo ela ser mantida no meu dorso. Muita gente deve ter ficado nervosa quando entramos a reta final em último, mas Jeane Alves sabe que tenho uma excelente atropelada final e soube utilizar no momento certo. Por isso é fundamental termos uma equipe de qualidade.

CM: Já pensa em seus próximos compromissos?
KF: Honestamente, não ligo muito para isso. Deixo esse trabalho para meu treinador e proprietário. A verdade é que já competi em provas de fundo e não me coloquei quando era mais novo, mas a maturidade tem me dado mais condicionamento físico e talvez tenha chegado a hora de encarar as provas mais longas, porquê na milha já provei que sou o melhor.

CM: Algum desejo em especial?
Kris Five quer ajudar pai Christine' Outlaw na estatística
KF: Olha para esta temporada eu queria conseguir junto com meu irmão High Chris pontos clássicos para colocarmos nosso pai Christine's Outlaw no topo da estatística nacional clássica. Sendo que demos azar, primeiro porque eu demorei a atuar na atual temporada e segundo porque High Chris precisou abandonar as pistas após sofrer lesão. Mesmo tendo de assumir agora o trabalho sozinho, garanto que não irei decepcionar meu pai.

CM: Para encerrarmos nossa entrevista, algum recado em especial?
KF: Para a equipe que cuida de mim e nossos torcedores. É fundamental a dedicação que recebemos. Um atleta como eu, PSI de corridas, precisa de muitos detalhes para tudo dar certo. Uma largada mal feita, um treino mais forçado, enfim, qualquer detalhe, pode custar uma vitória ou uma lesão. Então é importante a equipe estar sempre em sintonia e a torcida para que bons ventos estejam sempre conosco.

Kris Five é cavalo bonito e muito corredor
     Ensinou o campeão, que aos 4 anos, soma quatro vitórias, sendo uma em Grupo 1 e agora também em Grupo 2.

Texto: Karol Loureiro - Fotos: Karol Loureiro e Paulo Bezerra Jr.

Um comentário:

RL disse...

Excepcional cavalo, comparem seu tempo no Presidente da República com os outros tempos da prova desde 1962. Vejam no Presidente da República como foi a corrida até os 1000 metros e as parciais a partir do pointe de vitesse de Kris Five... Como curiosidade comparem o tempo dele nessa prova e o recorde de Bal a Bali para a distância.