sexta-feira, 20 de maio de 2011

Amizade verdadeira em qualquer situação

Semana passada estava impossível conseguir um tempinho para escrever para vocês. Não por falta de assunto, pois conversei com diversos cavalos, éguas, potros e potrancas no Hipódromo de Cidade Jardim, por conta da semana máxima paulista.


Apesar de ter ouvido muita coisa interessante de vários personagens, entre eles os heróis e heroínas que venceram as principais provas de São Paulo, a coluna desta semana vem com uma exclusiva sobre o futuro de duas éguas que iniciam um novo período de suas vidas.

Tratam-se de Olympic Message e Olympic Confidence, que largaram às pistas para ingressar na reprodução. Ambas estão empolgadas, ansiosas e, ao mesmo tempo, assustadas pelo que está por vir, mas toparam conversar com o CERCA MÓVEL.

Elas nunca correram juntas, até porque a Confidence tem 4 anos, enquanto que a Message tem 3. Porém a amizade das defensoras do Haras Regina sempre foi intensa.

Uma lição de vida

Olympic Confidence, inclusive, pode não ter tido uma campanha tão vitoriosa quanto a de Olympic Message, mas sua história de vida é composta por vitórias.


“É gratificante poder relatar no CERCA MÓVEL um pouco da minha vida pessoal e profissional. Antes de estrear e de conhecer a Olympic Message, tive uma doença séria e quase morri. Precisei ficar 9 meses em recuperação no Haras São Jose do Bom Retiro. Porém consegui me recuperar e estrear. Os cuidados do veterinário Flávio Carneiro, aliado ao carinho diário do treinador Roberto Solanés, além da companhia da minha grande amiga Olympic Message, já no CT Verde e Preto, impediram de algum outro mal me abater.

Em janeiro de 2011, após alguns meses descansando no CT, para a minha grande surpresa, sai da raia de grama carioca contabilizando mais uma vitória na minha campanha. Isso não tem preço!”
, emociona-se a filha de Confidential Talk e Immense Dream (Roi Normand), que foi criada no Haras Di Cellius.

A égua chegou a participar de um Grupo 3 em março deste ano, mas chegou longe e voltou a atuar em páreos de turma, com direito a colocação e a mais uma conquista, no dia 15 de maio, ou seja, domingo passado, em São Paulo.

“Estava disposta a continuar correndo, mas por ser a única que consigo acalmar Olympic Message, ficou decidido que era melhor eu acompanhá-la nessa nova empreitada”, revelou Olympic Confidence, que em campanha correu nove vezes, garantindo quatro vitórias e o mesmo número de colocações.

Amigas verdadeiras

Olympic Message não desmentiu nenhuma palavra da sua amiga e ainda elogiou a atitude de Olympic Confidence.

“Tenho muita sorte em poder contar com uma amiga fiel e paciente como Olympic Confidence. Quando cheguei na cocheira de transferência em São Paulo, chateada pelo meu desempenho no Grande Prêmio São Paulo (G1), foi ela quem veio conversar comigo. E ainda me disse, 'se preocupa não, vou ganhar por você a minha carreira'. Realmente ela cumpriu a palavra e me encontrou cheia de sorriso.

Nossas cocheiras eram vizinhas no CT Verde e Preto, então sempre trocamos figurinhas. Ela nunca permitiu que eu ‘subisse’ no salto quando comecei a ganhar provas nobres. Era direta e dizia qual caminho eu deveria traçar. Não tem preço ter uma amiga assim”
, derrete-se a filha de Wild Event e Mère Catherine (Jules), nascida no Haras Santa Maria de Araras.

Com campanha invejável, pois correu 10 vezes e conseguiu cinco vitórias (em Grupo 1, 2 e 3), além de quatro colocações (três 2° lugares em Grupo 1), Olympic Message é uma potranca que qualquer proprietário gostaria de ter defendendo suas cores. Além de muito corredora, a campeã também não é muito de enrolar na hora de falar e topou dizer o que realmente ocorreu domingo passado, quando fechou a raia na principal prova do turfe paulista.

“Estava estreando em São Paulo e voltaria a encarar os machos, mas nada disso me deixou nervosa. Muito pelo contrário, estava confiante de que surpreenderia a todos os adversários, pois me sentia muito bem fisicamente.

Sendo que durante a corrida, quando tentei me aproximar dos ponteiros, machuquei a coroa do meu posterior esquerdo. Foi uma dor insuportável e não tive como aumentar o ritmo, infelizmente”
, lamenta Olympic Message, que aproveitou para deixar um recado aos seus responsáveis.

“Fiquei mal não apenas por mim, mas também por toda a equipe do Regina, que confiavam que eu faria uma corrida inesquecível. Quando senti o machucado, veio na mente todos os dias de trabalho e de dedicação, que foram jogados fora.

Sai da raia paulista completamente desolada e decepcionada. Mas bastou encontrar Olympic Confidence para as coisas mudarem. Ela ouviu todas as minhas lamentações e depois me falou umas verdades.

Disse que eu não tinha motivo algum de estar triste, pois já tinha vencido provas muito importantes e dado alegria suficiente para qualquer equipe. Inclusive, iria ganhar em São Paulo para termos direito a umas cenouras especiais antes de viajarmos. Ela conseguiu levantar o meu astral, sem dúvida alguma”
, disse.

Por conta do machucado, a campanha de Olympic Message foi encerrada precocemente, mas a potranca não reclama.

“Eu poderia sim ter aguardado mais uns 4 ou 5 meses para curar do posterior esquerdo, mas é como a Olympic Confidence falou, não tinha mais nada a provar à ninguém. Com pouco tempo de campanha, consegui feitos que poucos animais conseguem. Então saio da pista de cabeça erguida, com o sentimento de dever cumprido, que é o que mais importa”.

Futuras reprodutoras

Sobre o futuro, Olympic Confidence e Olympic Message estão apreensivas, mas felizes com o novo lar.

“Chegamos ontem (quinta-feira) aqui no Haras Santa Ana do Rio Grande, em Bagé. Fizemos ótima viagem e o frio está agradável. Não sei como será acordar amanhã e não ter a rotina de treinamento, mas irei me acostumar. Também tenho a minha amiga fiel (Olympic Confidence) ao meu lado nesta nova empreitada”, avaliou Olympic Message.

Já Olympic Confidence estava empolgada era com outra coisa.

“Não vejo a hora de conhecer o cavalo Manduro. Dizem que ele tem uma pegada daquelas. Entre julho e agosto devemos nos conhecer melhor. Depois, quem sabe, eu conto para o CERCA MÓVEL como foi o nosso encontro”, encerrou aos relinchos a égua.

Nenhum comentário: