quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Em mano a mano, leva a melhor quem tá de fora

Incrível como se desenvolvem as corridas de cavalo pelo Brasil afora. No último domingo e segunda-feira acompanhei o desenrolar do XL GP Turfe Gaúcho (700mA) pela primeira vez.

Conheci 10 simpáticos competidores, em sua maioria meninas. Todos inexperientes, a começar pela idade, apenas 2 anos, e nunca tinham corrido na frente de câmeras e de público. Mas, domingo, encararam o primeiro desafio oficial.

Não tive como não perceber o duelo entre o Stud Duplo Ouro e a parceria Haras Gentil Carlesso/Stud Alegretense. Tio Colete, o mais comentado antes mesmo de entrar na raia, mostrou certa superioridade ao enfrentar Ladrilheiro.

“Tenho de honrar a minha filiação. Sou um Dodge em Danzling Scarlet (Technology), criado pelo Haras Anderson. Tenho mais é que correr muito numa reta de 700 metros”, respondeu o defensor da parceria Haras Gentil Carlesso/Stud Alegretense, que venceu a primeira disputa do dia.

Os competidores do Stud Duplo Ouro não fizeram por menos. First Julia tratou de acabar fácil com a corrida no 2º terno disputado.

“Se Tio Colete pensa que é bom, lhe dou um conselho: fique de olho nas mulheres. Sim, porquê corremos muito mais”, disse a filha de First American e Dear Julia (Baynoun), criada pelo Stud Aparte, logo após vencer a segunda eliminatória com Tiago Josué Pereira.

A terceira eliminatória, muitos dos turfistas presentes não deram muita confiança, pois não tinha nenhum competidor do duelo Duplo Ouro x Gentil Carlesso/Alegretense. Venceu a corrida True Swank, potranca que veio de Palmeira das Missões e que não quis muita conversa depois da disputa.

“Hoje (domingo) é só uma eliminatória. Amanhã (segunda-feira) é que valerá tudo. Ainda bem que consegui desempenhar bem o meu papel, ficando na frente e garantindo uma vaga para a final”, resumiu True Swank.

Na última disputa, dos três competidores, apenas um novato que não pertencia ao duelo Duplo Ouro x Gentil Carlesso/Alegretense. Marcando o segundo ponto para o Stud Duplo Ouro e conduzido por Tiago Josué Pereira, Consumidor foi quem passou na frente.

“Estou feliz pelo meu papel desempenhado. Irei junto com First Julia trazer a vitória para o Stud Duplo Ouro, pois Tio Colete não será páreo para nós dois juntos”, provocou o filho de Confidential Talk e Native Love (Ghadeer), criado pelo Haras Fronteira P.A.P.

A tarde de segunda-feira reservava muitas surpresas. O grande assunto nas cocheiras era a disputa entre as duas coudelarias tradicionais em cancha reta. Alguns diziam que correndo em parelha, seria mais fácil para o Stud Duplo Ouro levar. Outros acreditavam seriamente na filiação de Tio Colete , da parceria HarasGentil Carlesso/Stud Alegrente. Enfim, toda essa discurssão só foi terminar às 18h, horário da final do XL GP Turfe Gaúcho (700mA), no Hipódromo do Cristal.

First Julia não escondia a satisfação em ser conduzida por Tiago Josué Pereira. “Ele tinha a opção de escolher entre eu e Consumidor. Se fui a escolhida, é porque TJ sabe que tenho condições de levar a prova”, avaliou a competidora.

Tio Colete estava com uma aparência diferente do dia anterior e não quis gravar entrevista. True Swank é outra que foi direto para o partidor e não permitiu muita conversa com a imprensa.

Dada a largada, os competidores sairam juntos do boxe, mas passados 450 metros, a parelha do Stud Duplo Ouro mostrava domínio do páreo. Tio Colete gritava, ‘não dá mais para mim’, e foi quando First Julia diminuiu o ritmo ‘já ganhamos Consumidor, em dobradinha’. Sendo que nesse instante, uma surpresa aconteceu. Pela baliza 2, voando, surgia True Swank. Consumidor ainda tentou avisar First Julia, ‘cuidado, ela tem reservas’, sendo que era tarde demais, pois quando a potranca do Stud Duplo Ouro tentou forçar para buscar a vitória, True Swank chegava firme no disco de chegada, ainda permitindo que o jóquei V.Rocha comemorasse jogando longe o chicote.

Ao terminar a corrida, True Swank não mais se escondeu da imprensa e conversou abertamente. “Esse duelo das duas coudelarias foi ótimo para mim, pois os competidores das mesmas quem tinham obrigação de vencer. Eu estava competindo apenas, seria mais uma no campo, mas a pressão a que eles mesmos se colocaram, me ajudou bastante. Só tenho a parabenizar a equipe do treinador D. Vieira e em especial ao meu proprietário José Idilio Saggin, que teve coragem em me inscrever e garantiu o prêmio de R$ 100 mil”, disse a filha de True Confidence e Jasaindy (Fast Gold), criada pelo Haras Campestre.

“Sim, queria fazer uma menção especial ao meu pai, True Confidence, pois faço parte da primeira geração nacional do mesmo, ou seja, já nascemos com categoria de sobra”, encerrou True Swank.

É leitores, como já dizia o ditado, carreiras são sempre carreiras. Até a próxima!

Nenhum comentário: